Estudantes brasileiros ganham 10 prêmios em feira mundial
Estudantes brasileiros ganham 10 prêmios em feira mundial
Engenharia
Delegação composta de 34 estudantes participou das cerimônias de premiação da Intel ISEF
Estudantes brasileiros conquistaram dez prêmios na Intel ISEF (International Science and Engineering Fair), a maior feira de ciência engenharia do mundo voltada para jovens pré-universitários. O evento, ocorrido entre 10 e 15 de maio, reuniu mais de 1,7 mil estudantes de 75 países.
Os prêmios são chamados de "Special Awards Ceremony" e "Grand Awards Ceremony", sendo duas menções honrosas e dois prêmios da Organização dos Estados Americanos (OEA).
Os estudantes selecionados são do Ceará, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Bahia, Maranhão e Rio de Janeiro. Os alunos competiram por mais de US$ 4 milhões em prêmios e foram julgados pela sua capacidade criativa e pensamento científico, rigor, competência e clareza mostrada em seus projetos.
A Delegação Brasileira apresentou 24 projetos de 34 estudantes. 15 estudantes da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) representaram nove projetos que foram finalistas na feira de São Paulo (SP). Outros 15 estudantes são da Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia (Mostratec), feira de Novo Hamburgo (RS) e quatro alunos da Escola Americana de Campinas.
Quatro projetos brasileiros receberam destaque (na terceira e quarta classificações) e foram homenageados na cerimônia dos Grandes Prêmios, realizada nesta sexta-feira (15). Já a solenidade dos Prêmios Especiais da Intel ISEF, que aconteceu na noite de quinta-feira (14), premiou seis projetos brasileiros (quatro prêmios em dinheiro e duas menções honrosas). Este ano, 68 diferentes organizações, entre universidades, fundações, associações e empresas públicas e privadas distribuíram os prêmios.
O diretor de Popularização de Difusão de Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Douglas Falcão, afirmou que todos os trabalhos brasileiros aprovados para a premiação participam de feiras brasileiras apoiadas pelo ministério. Para Falcão, o resultado expressivo é o ponto alto de um longo trabalho realizado nos últimos anos.
De acordo com Falcão, os editais de feiras apoiaram cerca de 30 mil projetos escolares em todo o País. "O MCTI apoiou mais de 600 feiras por meio dos editais e essa política está servindo de referência para a América Latina".
Sobre a ISEF
A Intel ISEF (Internacional Science and Engineering Fair) faz parte de um programa da Society for Science & the Public e da Intel Foundation. Realizada desde 1950 nos Estados Unidos, a premiação já revelou milhares de projetos inovadores, patentes e cientistas brilhantes para todo o mundo.
Para participar, o estudante precisa ser indicado por meio de uma das feiras nacionais credenciadas ao redor do mundo. A cada ano, um Estado norte-americano diferente hospeda a feira. Neste ano, a 66a edição da feira foi em Pittsburgh.
Fonte:
Ministério de Ciência e Tecnologia
0 comentários :
Postar um comentário