-->

EUA pedem ajuda ao Brasil no caso FIFA

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse nesta quinta-feira (28) que o governo dos Estados Unidos pediu a cooperação das autoridades brasileiras para as investigações do caso de propina e lavagem de dinheiro em negócios do futebol. Ontem, foi preso na Suíça um grupo de dirigentes da FIFA, a federação internacional desse esporte.

Entre os detidos ontem, está José Maria Marin, ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol. “O governo brasileiro vai colaborar no que for necessário e à luz das leis brasileiras”, afirmou Cardozo. “Vou falar hoje com o Procurador-Geral da República [Rodrigo Janot] para ver o que pode ser feito em cooperação com o Ministério Público.”

Já foi pedida uma análise da Polícia Federal, que vai verificar se houve infração de leis brasileiras nas operações realizadas pelos dirigentes da FIFA. “É interesse que tudo se esclareça e se, por ventura, alguém praticou atos ilícitos, que seja punido com bastante dureza (com base na legislação do Brasil)”, salientou o ministro.

Cardozo explicou que a análise do caso FIFA seguirá o modelo do chamado Swissleaks (um conjunto de contas bancárias e secretas na Suíça, incluindo mais de 8.000 investidores do Brasil). O governo recebe as informações e, assim, analisa a ocorrência de alguma irregularidade nas operações financeiras, em relação às leis brasileiras.

Fonte:
Compartilhar no Google Plus

Unknown

""
    Comentário
    Comentário no Facebook

0 comentários :

Postar um comentário